Quem sou eu

Minha foto
Por Iniciativa da Casa da Mulher e da Criança (União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências), com apoio do VAI 2010 (Valorização de Iniciativas Culturais) o CD “MULHERES PERIFÉRICAS CANTAM” é resultado de uma pesquisa por mulheres artistas que inicialmente contemplaria a região de Campo Limpo e Capão Redondo, mas, como a arte tem o poder de unir pessoas de diferentes locais, participam do cd artistas de diversas regiões, inclusive de outros estados do Brasil. Neste espaço pretendemos divulgar eventos, textos, novidades das cantoras do projeto, e, também falar de canto e uso da voz, dar dicas de leitura e exercícios... enfim, vamos brincar. Para ouvir e baixar o Mulheres Periféricas na íntegra, clique aqui: http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/mulheresperifericas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Apresentação: O Projeto e o CD

O Projeto: O que é o Mulheres Periféricas Cantam?

Desenvolvimento de ações que proporcionem a promoção da cultura feminina, através do incentivo à produção e difusão da cultura popular, misturando contemporâneo ao de raiz, juntando mulheres que vivem na periferia, não só em suas casas, como também em sua arte, incentivando a construção do conhecimento através da troca de experiências.


O CD:

Uma Iniciativa da Casa da Mulher e da Criança (União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências), com apoio do VAI 2010 (Valorização de Iniciativas Culturais) o CD “MULHERES PERIFERICAS CANTAM” é resultado de uma pesquisa por mulheres artistas que inicialmente contemplaria a região de Campo Limpo e Capão Redondo, mas, como a arte tem o poder de unir pessoas de diferentes locais, participam do cd artistas de diversas regiões, inclusive de outros estados do Brasil, abaixo apresentamos cada uma dessas mulheres:

Amanda Negrasim, menina, com voz e letra de uma autêntica MC, canta seu Amor ao Rap. A base é de DJ DRI (1DASUL). Ouça mais Amanda Negrasim.




Dêssa Souza, é backing vocal da "Banda Preto Soul", porém, aqui resolveu gravar uma música que é fruto do trabalho que mantém com seu irmão Negro Lima, que musicou “Canto”, poema de Solano Trindade. Bateria e Percussão: Manoel Trindade, Baixo: Cláudio Oliveira, Guitarra: Nêgro Lima, Côro e Vocalizes: Capulanas ( Adriana Paixão, Débora Marçal, Priscila Preta, Flávia Rosa) e Clarianas (Naruna Costa, Naloana Lima e Martinha Soares), Texto Incidental: Adriana Paixão, Participação: Zinho Trindade. Ouça mais Dêssa Souza aqui.





















Luca Lorenzi canta “Chove” de Gunnar Vargas. Quem olha aquela menininha não enxerga que ali cabe tanta emoção, tanta música, tanta voz! E, apesar de encantar nos saraus e projetos daqui, essa foi a primeira vez que a moça pisou num estúdio! Músicos: Gunnar Vargas, Cláudio Oliveira e Adriano Matos. Veja um vídeo da moça!
"Que mulher é essa, cuja fala já é um canto?" - Disse o Dj Dri (Estúdio 1dasul) depois de conhecer Dona Raquel Trindade, que é filha do Poeta Solano Trindade, e, ainda é ativista pela cultura negra no Brasil, artista plástica e dançarina. Aqui, canta “Preta Velha de Cambinda / Maracatu Rei”, letra de Abigail Moura, quem leva o maracatu é seu neto: Manoel Trindade. Ouça mais e Saiba mais!
Burca”, a forte letra de Naruna Costa, é interpretada por ela mesma, acompanhada de Naloana Lima e Martinha Soares.
"As meninas quebraram tudo" - disse Nêgro Lima no dia seguinte à passagem das Clarianas pelo Estúdio 1dasul. Ora, além de lindas e simpáticas, são atrizes / cantoras / ativistas extremamente talentosas! Fazem parte do Grupo Clariô de Teatro. Participações nas Vozes e Percussão Corporal: Zinho e Manoel Trindade, Cláudio Oliveira, Dj Dri; Rabeca: Di Ganzá.
Paula da Paz: a moça já foi "Provisório Permanente", "Os Mameluco", fez participações no Cd e em shows do "Noite Clara", encanta quem chega ao "Samba do Monte", e , por aí vai né? Aqui, lindamente canta “Um Dia” acompanhada por Gunnar Vargas (O autor da música) e Aline Reis (Sanfona). Veja e Ouça mais!
Marta Moura (Martinha) é Backing Vocal do Rosana Bronx, começou a cantar em raps com o "509", fez participações recentes nos shows de "Jairo Periafricania"  e "NSN", no momento está trabalhando na gravação de seu disco solo que deve vir recheado de suas influências em hip hop- soul-funk. “Madrugada”, letra de sua própria autoria, é um raio-x da mulher que vive na periferia “Tenho que subir o morro com toda elegância em cima do salto, talvez eu sonhe com o altar...” Músicos: Dj Dri (base e vocais), Cláudio Oliveira (baixo), Adriano Matos(guitarra), Ricardo Tainha (pandeiro) e Nêgro Lima (violão).

O “Mulheres Periféricas Cantam” partiu de uma pesquisa por mulheres de Campo Limpo e Capão Redondo, mas, a arte entrelaça pessoas e lugares, e de Manaus chegou Mirapotira,“amazonense com descendência e sangue cearense”? Só mesmo ouvindo: “Epoiam Ari- Poriá”, Letra: Mirapotira e Cida Conhory, Música: Jonas Pheer. Ouça mais Mirapotira.

Ainda sem fotos:

Para gravar “Canto da Terra SagradaNêna chegou ao estúdio e cantou a letra apenas com o “bit” do metrônomo. Depois foi que chegaram: Aline Reis (sanfona), Cláudio Oliveira (baixo), DJ Dri e Dêssa Souza (vozes).


Zuleica dos Santos, Maria Zita e Glorinha cantamCasarão” de Jony Moura. Músicos: Cláudio Oliveira, Joni Mutcho, Manoel Trindade, Gilberto Martins e Ricardo Tainha.


Dona Jacira chega e diz: “Quem é o “arranjadô?” Lá estavam: Negro Lima, Cláudio Oliveira, Manoel Trindade e, claro, o Dj Dri, que fizeram os gritos e a percussão corporal: “Samba Camarada!”


E, se o negócio é resgatar, então vamos lá: Lino Krizz e DJ Dri são gêmeos e vêm de uma família de músicos. “Partido Bom” foi gravada em meados de 2004 e nunca tinha sido veiculada, então, chegou a hora! A intérprete é Dona Margarida, avó dos “Metralhas”, a letra é de Dj Dri.
Músicos: Dj Dri, Linno Krizz, Rodrigo Lira, Jonas Anjos e Kiko Cabeludo.


Pra quem quiser, o Cd na íntegra pode ser baixado em: http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/mulheresperifericas

Agradecimentos: A todos que direta ou indiretamente contribuíram para que o CD se tornasse realidade, à todas as mulheres e homens que passaram seus dias e noites no Estúdio, ao Dj Dri que abraçou o projeto como se fosse seu... enfim, esses serão assunto para o próximo post.!

Um beijo,
Dêssa Souza
Mulheres Periféricas Cantam

2 comentários:

  1. Meu sem palavras, muito loko o projeto! Tive o prazer de ouvir algumas musicas e só posso dizer que ficou monstrão! Parabêns a todos e a todas que trabalharam nesse projeto.
    Quero ouvir todas e curtir...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. representaaaa...
    muito bom sucesso sempre...
    tamuh junto

    precizo tamuh aeee viu so da um salve
    iran mnr

    www.usguerreiros.com

    ResponderExcluir